Imagem do Post

Imagem do Post

terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil não silenciado


 

Sem vandalismo! Sem vandalismo! Gritava a jovem mulher para alguns que começavam a destruir um ônibus, na cidade de São Paulo. Eram mais de cem mil pessoas. Uma onda poucas vezes vista na história brasileira.
Recebi vários e-mails de brasileiros que leem este blog e moram fora do Brasil e outros, também leitores, de outras nacionalidades; eles me perguntaram: “o que está acontecendo aí?” “Aquilo que a imprensa tem divulgado de fato é a realidade que vocês estão assistindo”?
Disse para eles que o Brasil está formando outro tipo de povo, menos silencioso e nunca mais silenciado.
Quando nos disseram que as estimativas para os gastos com a copa do mundo no Brasil consumiria 5 bilhões de dólares, todos os brasileiros mais atentos imediatamente pensaram: “no final, já sabemos que este valor será pelo menos triplicado; é assim que a corrupção tem dominado esta pátria”.  
Um exemplo recente são os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, inicialmente orçados em 500 milhões de reais alcançando, no final, cerca de 4 bilhões de reais.
Para esta copa de 2014 a previsão inicial estava em 4 bilhões. Passados dois anos pulou para 10 bilhões. Atualmente, por menos de 31.700 bilhões de reais não tem copa do mundo no Brasil. Os valores das obras para a copa cresceram mais de 28% nos últimos 9 meses.
            Disse para os amigos internautas: “olhem para os semblantes daqueles manifestantes; eles estão cansados de um país que sempre funciona do mesmo jeito; eles representam uma parcela do povo que está cansada”.
            Uma leitora japonesa, fervorosa apaixonada pela terra brasileira, teve dificuldade de compreender o quanto de indignação este povo carrega, visto que lá fora, é tido como uma população alegre e festiva.
            E realmente somos alegres, disse para ela, no entanto, também somos insatisfeitos com nós próprios. Não queremos apenas a mudança política; pretendemos também a mudança de comportamento do nosso povo. Queremo-nos mais responsáveis em contribuir para uma realidade mais justa, segura e ordenada.
            Um leitor da Alemanha me salientou: “vocês estão amadurecendo”.
É isso! Estamos amadurecendo!
Dentro da psicologia a palavra amadurecimento está diretamente ligada a “responsabilidade”. Um adulto imaturo é aquele que não assumiu a responsabilidade sobre a sua própria vida.
Nós brasileiros estamos assumindo a responsabilidade sobre nós mesmos e começando a nos dar uma república onde alcancemos o bem comum.
Enquanto alguns pessimistas insistem em olhar como “algo que perderá a sua força logo ali à frente”, eu também insisto em observar com profunda alegria e emoção o início de um tempo e de um povo que sabe bem lidar com a palavra “liberdade”.
Um leitor americano encaminhou um e-mail apenas com uma frase: “obrigado pelo exemplo”.
Respondi dizendo: somos um!

 

 

2 comentários:

  1. Oi Bauer!!
    Aqui vai somente a minha opinião sobre o assunto "manifestações, gastos, copa...". Só não consigo entender muito bem porque durante a escolha do país para sede da Copa (lá no início) ninguém reclamou de nada, ao contrário, todos apoiaram, sabendo que ia ter roubalheira, gastos, até porque todo o evento não sairia de graça, ou seja, haveria muito, muito gasto. Por que somente agora a reclamação, os protestos? O povo não podia ter feito isso antes então, ao invés de acharem bonito o Brasil sediar uma copa sem ao menos ter hospitais, escolas decentes e de qualidade, entre outras coisas? Não sei se acabou ficando uma coisa meio "sem noção" por parte das pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gi, o mundo inteiro está observando os acontecimentos no Brasil. A tua observação é importante: muitos festejaram o fato de termos a copa e as olimpíadas. Estamos crescendo, amadurecendo.

      Excluir