Imagem do Post

Imagem do Post

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sono: aprenda como dormir melhor


Saudações tranquilizadoras.

Todos os textos deste blog têm a intenção de trazer soluções ao seu dia a dia. Aqui, a intenção é fazer isso através da simplicidade.
           Vamos lá então.
            O tema “sono” tem relevância ainda mais agora, quando algumas pesquisas indicam que 60% dos brasileiros tem alguma queixa em relação ao seu sono.
           Trago sete sugestões que certamente trarão o bem estar que você precisa para ter um sono relaxante e revigorante.

Primeira: compreenda que o sono sempre é um espelho de como você está lidando com o seu dia. Se você anda agitado, ansioso, cheio de dúvidas, temeroso diante de algum assunto, o seu sono será afetado. Ou seja, não há mágica. Ou você aprende a relaxar, a brincar mais ao invés de se preocupar tanto, a confiar que o seu esforço é o suficiente para que as coisas tenham sucesso, ou então, seu sono continuará sendo interrompido.

Segundo: a noite foi feita para dormir, se recolher, diminuir a velocidade. Por mais que você diga: eu funciono melhor durante à noite, posso lhe garantir. Sob o ponto de vista psicológico isso é perigoso. Você precisa diminuir o ritmo para ter um bom sono, para sonhar adequadamente e assim, liberar durante a noite o seu estres, as suas tensões e alcançar os aprendizados que ocorrem ao dormir. Experimente uma rotina onde você é mais produtivo durante algum turno do dia. Reserve o anoitecer para descansar e produzir de outra forma.

Terceira dica: durma mais cedo e acorde mais cedo. Sim. Isso é possível. Tome as rédeas de sua vida. Invente uma rotina onde você pode se recolher antes do que você tem feito e se proporcione o hábito de levantar da cama mais cedo. Foi constatado, não apenas pela psicologia, mas também, por muitas culturas orientais que a madrugada é quando melhor alinhamos a nossa capacidade mental com a espiritual, sendo assim um momento muito criativo e de obtenção de paz interior.

Quarta: ouça músicas mais tranquilas durante o seu dia. Experimente canções e poesias que lhe tragam bem estar. Aprenda a ir relaxando durante as horas de trabalho e atividades. Não espere chegar a sua casa ou na sua cama para respirar melhor e se tranquilizar. Faça isso durante o dia. É uma sabedoria que vale a pena exercitar.

Quinta: converse sobre os seus sentimentos. Sonos agitados revelam que você está guardando coisas demais dentro de si. Não faça mais isso: abra-se para o outro, para si mesmo e para a natureza. Observe que ao falar ou demonstrar o que você sente, é como se o sol voltasse a lhe trazer paz, calor, otimismo. Esta dica vale principalmente aos médicos, psicólogos, dentistas e demais profissionais da área da saúde.  

Sexta: muitas vezes, a homeopatia adequada, o uso de chás como a cidreira, a camomila, o alecrim, entre outros pode ajudar. Mas, tenha muito cuidado. Peça orientação aos profissionais que melhor poderão lhe indicar esse caminho. No entanto, há outros recursos que você pode fazer por você mesmo: por exemplo, uma hora antes de adormecer, coloque os seus pés numa bacia, com água quente e alguns aromas relaxantes, ou ainda, uma toalha molhada em água quente e a jogue sobre a nuca e depois sobre a sua testa (também sobre os olhos para que recebam calor e menos luminosidade). Também outra dica interessante, que poucos sabem: tente, dentro do possível, admirar o fogo e as brasas. Aposto que você vai relaxar.

Sétima: busque ajuda. Você merece ter uma boa noite de sono; mais que isso, você precisa ter um sono agradável. Todos nós podemos viver este tempo com qualidade de vida. Bobagem os que defendem a prosperidade material sem harmonia. Não precisa ser assim! Podemos crescer, avançar, conquistar novos mercados de mãos dadas com a alegria, saúde integral e bons sonhos.

Espero que isto lhe ajude. Experimente e me conte como estão os resultados.

Até breve.

Bauer

2 comentários:

  1. Muito úteis essas informações! obrigada mais uma vez por tua atenção com situações que afligem tantas pessoas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Elza. Problemas com o sono tem afetado milhões de pessoas e cada vez mais os jovens sofrem desse problema. Espero que estas dicas ajudem a melhorarmos essa situação. Um bom abraço para ti.

      Excluir